quarta-feira, 11 de junho de 2008

A ARTE DE FABIANA LOOS

Sou apenas uma observadora diante da arte de Fabiana Loos, onde percebo uma peculiaridade artística interessantíssima: sobre como a sua obra de arte se comporta ante o que cria ou é criada e ainda revelada em seus símbolos, recursos, formas e volumes, que nos desafiam a compreender, discernir, sobre os segredos escondidos nas entrelinhas, nas formas plásticas, no gesto do pincel sobre a tela. As cores absorvem, apreendem, um conhecimento que parece incompreensível para as palavras, mas simples e sincero para o silêncio contemplativo.

É dessa peculiaridade que falo, quando como observadora diante da obra, posso desligar-me dos processos mais profundos da cognição. Não há necessidade de buscas racionais explicativas, apenas o sentir dos significados, que não precisam ser perscrutados nas telas de Fabiana Loos, eles estão lá, claros e fascinantes.

Já ao primeiro olhar, os significados saltam do fundo original em toda sua beleza poetizada pela artista. É dessa peculiaridade que me refiro, a da sinceridade na simbiose entre as linhas em contraponto às formas coloridas. Do gesto fincado nas pinceladas, desenvolvendo um alucinante vocabulário plástico que não pode ser desassociado da sua criadora ao pintar telas de enormes dimensões obtendo uma fascinante combinação abstrata.

Sou apenas uma observadora de Fabiana Loos: Ela, uma artista, um lugar, uma linguagem, uma abstração poética da forma e da cor.

Isabel Mir
Maio/2008

Nenhum comentário: