quinta-feira, 19 de junho de 2008

O QUE HÁ DE BELO NA ARTE SURREALISTA DE J. NUNES

Olá Isabel!!!Em anexo obra de J.Nunes.

O artista indaialense J. Nunes está expondo suas telas surrealistas no Grão Espaço, na Casa do Poeta Lindolfo Bell, e podem ser apreciadas em horário comercial de segunda a sexta, onde os timboenses terão a rara oportunidade de apreciar uma exposição de rara beleza.
Os pintores surrealistas exploram através de sua arte o inconsciente e as imagens que não são controladas pela razão. Nos pequenos ou grandes espaços de suas telas, um pincelar nimucioso, associações irreais, bizarras e provocativas. J. Nunes pertence ao grupo seleto dos artistas surrealistas que tem em sua linguagem criativa o rompimento com as noções tradicionais da perspectiva e da proporcionalidade resultando num conjunto de imagens estranhas e fora da realidade.
Mas o que esse talentoso artista, professor da Fundação Indaialense de Cultura, apresenta nessa exposição? Eu diria que não apenas arte, mas sonhos, momentos, instantes congelados de uma beleza que explode em cores vibrantes. A arte surrealista é feita de pequenos e deliciosos detalhes, de uma viagem imaginaria e altamente criativa que captura os olhares dos expectadores, onde num ou outro detalhe, recortes do misterioso inconsciente de cada um de nós se revela.
Não há como desviar o olhar da rosa enquanto é duplamente contemplada, tanto pelo observador fora da tela, quanto pela bela jovem que com gestos enigmáticos a observa dentro da tela sem revelar os sentimentos. Nesse duplo encanto uma mão invisível parece querer tirar a tela de uma moldura que flutua num mar azul, tudo isso apoiado nas rústicas paredes de madeira caiada do Grão Espaço.
É ver para crer que nesse mundo das artes onde fomos invadidos pela chamada arte contemporânea, onde a arte é feita para chocar e não para elevar o espírito que ainda possamos nos deliciar com a mais pura beleza de uma obra de arte em tela.
Isabel Mir
Artista Plástica
Ms Educação e Cultura

Nenhum comentário: