segunda-feira, 12 de novembro de 2007

NASCEU A CONFRARIA DE QUINTANA

Por Luiz Carlos Amorim


Em meados de 2006, quando comecei a organizar uma edição especial do Suplemento Literário A ILHA exclusivamente sobre Mário Quintana, em comemoração ao centenário de nascimento do poeta, a minha amiga Fátima de Laguna, para quem eu havia pedido um texto para a revista, propôs que pensássemos na criação de uma Confraria de Quintana. A idéia era reunir os escritores que também eram leitores e admiradores do grande poeta, que na época estaria completando cem anos de vida. Disse a ela que era um projeto que tínhamos que levar adiante, que juntar escritores/leitores quintanianos para apreciar e discutir a sua obra, escrever sobre ela, divulgá-la, seria ótimo.
A revista Suplemento Literário A ILHA saiu, em julho de 2006, com vinte e oito páginas e textos de vários escritores apaixonados pelo Menino Quintana, mas a Confraria tinha ficado em suspenso, embora o grande número de pessoas que publicaram seus textos em homenagem ao poeta já deixasse ver que havia um bom número de prováveis adeptos.
As comemorações do centenário do poeta aconteceram por todo o Brasil, homenagens merecidas se sucederam e o ano de 2006 passou. Quase um ano depois, Fátima não tinha esquecido a Confraria e voltou à carga com determinação: idealizou a revista Mirandum, fez uma seleção de textos para o conteúdo da primeira edição, alguns tendo como tema o poeta. E editamos a revista – estava criada a Confraria de Quintana.
O número dois da revista Mirandum está sendo lançado e não se trata simplesmente da revista de um grupo literário. É o registro de textos de pessoas que lêem o grande poeta Quintana, que reconhecem a obra grandiosa que ele nos legou e se unem para manter vivo e cada vez mais conhecido esse legado.
Os amantes da prosa e da poesia de Quintana, o mágico artista construtor de emoções, que quiserem se juntar a nós, que escreveram sobre o poeta e sobre a sua obra, contatem conosco para fazerem parte de Confraria: fbarreto@bizz.com.br e lc.amorim@ig.com.br .

Nenhum comentário: