segunda-feira, 19 de novembro de 2007

VENDO FIDEL PELA TV
====================
(Há dias em que uma palavra distante se apodera de mim (...) Danço e choro em meus numerosos funerais. - Alejandra Pizarnik)

(da poetisa Claribel Terré Morell - traduzido por Urda Alice Klueger em 2005)

Aqui estamos, Meu Comandante
longe e com isso que chama de alma ferida
Você mais velho
que a última vez em que falamos ,
talvez também um pouco mais cansado das utopias, é algo que penso
porque seu traje mostra uma ruga.

Quem iria dizer, Meu Comandante?
Às vezes um está longe
e muito extraviado.
Minha filha chora,
é pequena.
Quando crescer pode ser que nunca
lhe ensinem na escola
quem é você
- aqui os heróis são outros -
ou talvez você será o mesmo de sempre
e ela, minha filha
ira se rir da sua velha mãe
que correrá a buscar uma foto
aquela em que estamos você e eu
numa tarde de dezembro em Havana,
você sorridente.
Atrás há uma palmeira
apagada pelo tempo
em Buenos Aires elas não existem
e o povo não sabe
Como é viver numa ilha.

Meu Comandante
- soa rara a frase -
como a dizer que se estranha.
(de Claribel Terré Morell - traduzido por Urda Alice Klueger em 2005)

Nenhum comentário: